Apresentação

De 14 a 16 de agosto o Centro Acadêmico de Jornalismo da UFPB (Idealize) e a Coordenação do Curso de Jornalismo da UFPB realizarão a I Semana de Jornalismo da UFPB. Com o objetivo de debater sobre o papel do jornalismo no movimento #ACORDABRASIL. O evento pretende reunir discentes, docentes e técnicos administrativos em torno de atividades científicas, artísticas e culturais, se caracterizando pela oferta de um conjunto amplo de atividades, como palestras, mesas redondas e grupos de trabalhos.

Este pretende ser um evento institucional caracterizado como espaço de integração, interlocução e interdisciplinaridade. Visa, não apenas o debate sobre temas atuais de importância para o estudo e a atividade jornalística, mas também o desenvolvimento de ações que favoreçam a aproximação e a manutenção de contatos permanentes entre os atores envolvidos no processo, conhecer e sociabilizar experiências de pesquisas, dividir informações e preocupações tão comuns em uma área tão complexa e múltipla, apresentar e receber sugestões, criando laços e oportunidades novas de aperfeiçoamento profissional, cultural e científico.

A Semana irá contemplar transversalidades, dinamismos e complexidades da temática, visto que durante as manifestações recentes no país o papel do jornalismo na sociedade foi questionado. Acompanhamos coberturas estritamente equivocadas e parciais vistas nos meios de comunicação tradicionais (TVs, jornais, rádios, revistas e internet) e integrantes da ação assumirem o papel de comunicadores compartilhando informações, fotos, vídeos e opiniões nas redes sociais. O reposicionamento do quarto poder também não convenceu ao público, fato exemplificado nos movimentos contra a Rede Globo e o “Sai da TV e vai pra internet”.

É diante desse panorama que surge a Semana de Jornalismo com o intuito de unir comunicólogos para um diálogo sobre o futuro da profissão e maneiras de burlar o jornalismo meramente comercial e cumprir o seu papel social de ser a voz do povo.

Clique aqui e confira a programação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário